Ergonomia

A Ergonomia é a ciência que estuda a adaptação do ambiente de trabalho às características dos indivíduos, de modo a proporcionar-lhes um máximo de conforto, de segurança, de produtividade e de eficiência e um bom desempenho nas atividades de trabalho. Baseia-se nas capacidades, necessidades e limitações físicas e psicológicas do trabalhador. Deste modo, tem como objectivo projectar determinados equipamentos adaptados a diferentes áreas e sectores: Ergonomia Industrial, hospitalar, escolar, transportes, sistemas informatizados, entre outros.
A Ergonomia actua em todas as frentes de qualquer situação de trabalho ou lazer, desde a resolução de problemas ao nível das articulações, dos músculos, dos nervos, dos tendões e dos ossos, até problemas sensoriais, audição ou visão.


A Associação Internacional de Ergonomia divide a ergonomia em três domínios de especialização. São eles:

Ergonomia Física: relativa às respostas do corpo humano quando sujeito a carga física e psicológica. Tal área envolve fatores como repetição, vibração e postura estática.


Ergonomia Cognitiva: retrata os processos mentais, como a atenção, percepção, cognição, controlo motor e memória e a forma como afetam as interações no sistema de trabalho. Inclui tópicos como carga mental de trabalho, desempenho, erro humano etc.


Ergonomia Organizacional: relacionada com a otimização dos sistemas sócio-técnicos, incluindo sua estrutura organizacional, políticas e processos. Inclui tópicos como trabalho em turnos, programação de trabalho, satisfação no trabalho, teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipa, etc.





Fontes:

Partilhar

SOBRE NÓS

Somos dois alunos, Nuno e Pedro, da turma 12ºE, da Escola S/3 São Pedro que, como poderão ver pelo género de notícias publicadas, amamos qualquer tópico que se relacione com matemática, física e tecnologia

0 comentários:

Enviar um comentário